Possibilidade pedagogica envonvlendo midias
Curso:
Mídias na Educação – ciclo avançado - 4
ª oferta
Professora
especialista: Daiani Ludmila Barth
Cursista: Mariza Mezabarba Vieira Fidelis
PLANEJAMENTO DE ATIVIDADE COM O USO
DAS MÍDIAS
TEMA:
Literatura
infantil e uso do software tux paint para criação de historia em
quadrinhos na telinha do UCA
Público
alvo:
Turma: 2º ano –
turma A – 29 alunos
Total de aulas:
5 aulas de 1 hora
E. E.E. F. Paulo
Freire - Endereço: Rua Onze - 682 – Jd.
Eldorado – Vilhena – RO
Fone –
(69)3321-3786 - E-mail: pfreire.escola@hotmail.com
APRESENTAÇÃO
Como
um meio para despertar o interesse das crianças
do segundo ano A da Escola Paulo
Freire pela leitura e escrita, usando o laptop UCA, serão selecionados alguns
livros de literaturas infantis para posteriormente serem digitalizados e
disponibilizados nos laptops dos alunos.
Também será usado o
software de produção de desenhos
pré-fixados (carimbo), Tux Paint, para criação
de histórias em quadrinhos. Por
fim desenvolver-se-á uma capacitação com
a professora regente da sala e os alunos
monitores com pequena oficinas (com
duração de 4h) sobre o uso do referido
programa; para que estes ensine os alunos da sala a usarem o software com
criação de historias em quadrinhos.
Conteúdo:
leitura e produção de texto ( HQ)
Objetivo
geral:
Promover
o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação entre professora e alunos do segundo ano A da EEEF Paulo Freire e identificar a maneira como
a literatura infantil na tela do UCA e o uso do software Tux Paint para escrita
de histórias em quadrinhos podem
auxiliar no desenvolvimento da escrita e
leitura das crianças.
Objetivos
específicos
v Auxiliar
a professora e alunos monitores no
conhecimento e uso do acervo de literatura (que serão disponibilizados no laptop) e
o software
de produção de desenhos pré-fixados (carimbo), Tux Paint, para
criação de histórias em quadrinhos, apresentando uma visão geral de suas
funcionalidades;
v Acompanhar
a professora nas aulas com o uso do o software de produção de
desenhos pré-fixados (carimbo), Tux Paint;
v Contribuir
para a melhoria do processo ensino-aprendizagem e para a formação de leitores
críticos e criativos;
v Incentivar
a leitura através do contato com o laptop;
Procedimentos metodológicos:
Inicialmente será feita uma
visita na Escola EEEF Paulo Freire, propondo uma parceria com a professora para
o desenvolvimento das aulas; serão selecionados alguns livros impressos da sala
de leitura da escola e digitalizados, montando assim, um acervo de literatura infantil que será
disponibilizado nos laptops dos alunos. Também será usado o software Tux
paint para elaboração de
historia em quadrinhos. Será desenvolvida também uma oficina sobre
software Tux paint com a professora e alunos monitores da escola. E posteriormente esse acervo de literatura e o
referido software serão usados para edição
de historia em quadrinhos com os alunos na sala de aula.
Produto final:
Criação
e recriação de historias através do software Tux Paint. Essas novas histórias criadas ou
recriadas pelos alunos, serão salvas numa pasta no laptop do aluno e em um pen
drive. Posteriormente serão impressas e
disponibilizadas em um portfólio.
Avaliação:
A
avaliação será feita durante todo o processo, observando, intervindo e
registrando os indicadores que norteiam o desenvolvimento das competências dos
alunos no relatório descritivo. Sendo esta continua e processual.
Bibliografia:
IMBERNÓN, F. Formação
continuada de professores. Lisboa: Porto Alegre: Artmed, 2010.
Integração das
Tecnologias na Educação/ Secretaria de Educação a Distância. Brasília:
Ministério da Educação, Seed, 2005
VALENTE, José
armando (orgs) Aprendendo para a vida: os computadores na sala de
aula. São Paulo, SP: Editora Cortez, 2001
Um Computador
por Aluno: a experiência brasileira. – Brasília : Câmara dos Deputados,
Coordenação de Publicações, 2008. 193 p. – (Série avaliação de políticas
públicas ; n.1)
Comentários
Postar um comentário