quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Possibilidade pedagogica envonvlendo midias


Curso: Mídias na Educação –  ciclo avançado - 4 ª oferta
Professora especialista: Daiani Ludmila Barth 
Cursista: Mariza Mezabarba Vieira Fidelis

PLANEJAMENTO DE ATIVIDADE COM O USO DAS MÍDIAS

TEMA:
Literatura infantil e uso do software tux paint para criação de historia em quadrinhos  na telinha do UCA 
Público alvo:
Turma: 2º ano – turma A – 29 alunos
Total de aulas: 5 aulas de 1 hora
E. E.E. F. Paulo Freire -   Endereço: Rua Onze - 682 – Jd. Eldorado – Vilhena – RO  
Fone – (69)3321-3786 -  E-mail: pfreire.escola@hotmail.com  


APRESENTAÇÃO
Como um meio para despertar o interesse das crianças  do segundo ano A  da Escola Paulo Freire pela leitura e escrita, usando o laptop UCA, serão selecionados alguns livros de literaturas infantis para posteriormente serem digitalizados e disponibilizados   nos laptops dos alunos. Também será usado o software de produção de desenhos pré-fixados (carimbo), Tux Paint,  para criação  de histórias em quadrinhos.    Por fim desenvolver-se-á  uma capacitação com a professora regente da sala  e os alunos monitores com pequenas osteriormente serndigitializados  oficinas (com duração  de 4h) sobre o uso do referido programa; para que estes ensine os alunos da sala a usarem o software com criação de historias em quadrinhos.

Conteúdo: leitura e produção de texto ( HQ)

 Objetivo geral:
Promover o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação entre professora  e alunos do segundo ano A da  EEEF Paulo Freire e identificar a maneira como a literatura infantil na tela do UCA e o uso do software Tux Paint para escrita de histórias  em quadrinhos podem auxiliar no desenvolvimento da escrita e  leitura das crianças.

Objetivos específicos
v  Auxiliar a professora e alunos monitores  no conhecimento e uso do acervo de literatura (que serão disponibilizados  no laptop) e  o software de produção de desenhos pré-fixados (carimbo), Tux Paint,  para criação  de histórias em quadrinhos,  apresentando uma visão geral de suas funcionalidades;
v  Acompanhar a professora nas aulas com o uso do o software de produção de desenhos pré-fixados (carimbo), Tux Paint;
v  Contribuir para a melhoria do processo ensino-aprendizagem e para a formação de leitores críticos e criativos;
v  Incentivar a leitura através do contato com o laptop;

Procedimentos  metodológicos:
                 Inicialmente será feita uma visita na Escola EEEF Paulo Freire, propondo uma parceria com a professora para o desenvolvimento das aulas; serão selecionados alguns livros impressos da sala de leitura da escola e digitalizados, montando assim,  um acervo de literatura infantil que será disponibilizado nos laptops dos alunos. Também será usado o software Tux paint  para  elaboração de  historia em quadrinhos.        Será desenvolvida também uma oficina sobre software Tux paint  com a professora  e alunos monitores da escola. E  posteriormente esse acervo de literatura e o referido software serão usados para edição  de historia em quadrinhos com os alunos na sala de aula.

Produto final:
Criação e recriação de historias através do software  Tux Paint. Essas novas histórias criadas ou recriadas pelos alunos, serão salvas numa pasta no laptop do aluno e em um pen drive. Posteriormente serão impressas e  disponibilizadas  em um portfólio.

Avaliação:
A avaliação será feita durante todo o processo, observando, intervindo e registrando os indicadores que norteiam o desenvolvimento das competências dos alunos no relatório descritivo. Sendo esta continua e processual.

Bibliografia:
IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Lisboa: Porto Alegre: Artmed, 2010.  
Integração das Tecnologias na Educação/ Secretaria de Educação a Distância. Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2005
PIERRE, Levy. Cibercultura. São Paulo: Editora 341999.
VALENTE, José armando (orgs) Aprendendo para a vida: os computadores na sala de aula. São Paulo, SP: Editora Cortez, 2001
Um Computador por Aluno: a experiência brasileira. – Brasília : Câmara dos Deputados, Coordenação de Publicações, 2008. 193 p. – (Série avaliação de políticas públicas ; n.1)





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